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Boletim Sindec 2015
Os Procons de todo o país divulgam hoje 01.02, em conjunto com a Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça (Senacon/MJ), o Boletim Sindec 2015. A publicação apresenta uma breve análise sobre as demandas de consumo levadas aos Procons que são integrados ao Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec) durante 2015.
O Boletim Sindec permite à sociedade o acesso a informações sobre as empresas mais demandadas nos órgãos públicos de defesa do consumidor e os principais problemas apresentados, de forma a orientar o consumidor na escolha de produtos e serviços. Além disso, incentiva os fornecedores a aprimorar o atendimento ao consumidor, a qualidade dos produtos e serviços ofertados, e garante o permanente controle social sobre o mercado de consumo, com vistas a seu aperfeiçoamento.
O Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor é o sistema informatizado que integra o atendimento realizado por Procons de 26 estados, o do Distrito Federal e de 400 municípios. Como vários destes Procons contam com mais de uma unidade, o Sistema abrange 683 unidades espalhadas por 531 cidades brasileiras. Esses Procons atendem uma média mensal de 220 mil consumidores. A lista completa de Procons integrados e sua respectiva data de integração podem ser consultadas no sítio do Sindec Nacional.
Em todo Brasil as 10 (dez) principais empresas reclamadas em 2015 foram respectivamente: em primeiro CLARO/EMBRATEL/NET, com 204.145 reclamações; seguida da OI FIXO/CELULAR com 200.659, da VIVO/TELEFONICA/GVT com 165.048, do ITAÚ com 92.934, da SKY com 89.273, da TIM/INTERLIG com 72.647, do BRADESCO com 68.275, da CASAS BAHIA/ PONTO FRIO/ CNOVA/EXTRA/PÃO DE AÇUCAR com 66.600, da CAIXA ECONOMICA FEDERAL com 52.187 e em décimo lugar o SANTANDER com 28.029 reclamações.
Na Paraíba atualmente 04 Procons encontram-se integrados ao Sindec, e juntos estes registraram 24.689 atendimentos em 2015. Ou seja: A Autarquia de Proteção e Defesa do Consumidor – PROCON/PB conta com sua sede e 09 (nove) Núcleos perfizeram um total de 9.338 atendimentos e os tres 03 (três) Procons Municipais existentes, o de João Pessoa com 11.295, Cabedelo com 718 e Campina Grande com 3.238 atendimentos.
As dez empresas mais demandadas em 2015 no Estado da Paraíba foram as seguintes: em primeiro lugar OI FIXO/CELULAR com 3.376 reclamações, seguidas pela CLARO/EMBRATEL/NET com 1.577, do ITAÚ com 1.563, da SKY com 1.318, do BRADESCO com 1.054, do ARMAZEM PARAIBA com 944, da TIM/INTELIG com 851, da ENERGISA PARAIBA com 760, da CAIXA ECONÔMICA FEDERAL com 662, em décimo lugar a VIVO/ TELEFONICA /GVT com 649.
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