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COMO UTILIZAR SERVIÇOS BANCÁRIOS EM DIAS DE GREVE

O consumidor deve ficar ainda mais atento aos prazos já que a greve, não permite adiar pagamentos e outros serviços comuns em agências bancárias.
O consumidor deve ficar ainda mais atento aos prazos já que a greve, não permite adiar pagamentos e outros serviços comuns em agências bancárias.

O consumidor deve ficar ainda mais atento aos prazos já que a greve, não permite adiar pagamentos e outros serviços comuns em agências bancárias.

Após recusar proposta da Federação Nacional dos Bancos (Febraban) de reajuste em 5,5% para salários e vales, bancários de todo o país decidiram pela greve, pleiteando o reajuste de 16%.

O consumidor deve ficar ainda mais atento aos prazos já que a greve, não permite adiar pagamentos e outros serviços comuns em agências bancárias. Para quem utiliza de serviços como depósito e saque existem outras alternativas para que à atividade não seja interrompida.

Estabelecimentos como casas lotéricas, pagfácil, correspondentes bancários, hipermercados e multibank continuam como forma de pagamentos de contas como água, luz, telefone e outros boletos programados. Os Correios também oferecem serviços que podem driblar a crise. Veja aqui.

VIA INTERNET

Serviços online não sofrerão alterações em atividades que já eram ofertadas completamente via internet como consulta de saldo e transferências.

O Procon-PB orienta que as instituições bancárias deverão prestar um serviço prioritário a sociedade brasileira, já que 30% do quadro funcional não pode se abster das atividades da empresa.

A Superintendente da Autarquia de Proteção e Defesa do Consumidor, Késsia Liliana, afirma que o consumidor não poderá ser prejudicado em razão da greve deflagrada pelos bancários. “ É um direito que os bancários têm e que encontra-se amparado pela Constituição Federal. Todavia, as instituições financeiras deverão zelar pela eficiência do atendimento ao consumidor, a fim de que estes não venham a ter prejuízos futuros, como cobranças de juros e demais encargos, por não conseguirem realizarem suas transações financeiras. Reitera sua fala, argumentando que “é dever do consumidor esgotar todos os meios pertinentes para realização de seus pagamentos, bem como se dirigir ao Procon-PB em caso de não obter êxito nas operações.”

ORIENTAÇÕES PARA EVITAR MULTAS E COBRANÇAS INDEVIDAS

Negociação com o fornecedor: o pagamento de mensalidades pode ser negociado diretamente com escolas ou operadoras de planos de saúde, por exemplo. O consumidor deve pedir uma prorrogação do prazo de vencimento ou outra forma de pagamento, como débito na conta.

Provas: o consumidor deve possuir alguma prova da tentativa de pagamento, como uma foto/print que relate a impossibilidade para evitar a cobranças indevidas. Notícias da greve correlatas ao impedimento podem servir como prova.

Protocolo de atendimento: o consumidor que entrou em contato com a empresa pedindo uma alternativa para pagamento deve anotar o dia e a hora desse contato, além de pedir o número de protocolo de atendimento, bem como o nome do atendente.

Procon, Juizados e Defensoria Pública: se o consumidor tentou pagar a conta, não conseguiu e ainda assim foi cobrado de multa ou juros pelo atraso, ele deve fazer o pagamento, para não ter o nome incluído em cadastros de proteção ao crédito. Depois, deverá registrar queixa no Procon, nos Juizados Especiais Cíveis e na Defensoria Pública.

Procon-PB com informações do Uol Notícias.

O consumidor que tiver dúvidas ou quiser fazer uma reclamação, pode procurar o Procon/PB ou núcleo de atendimento mais próximo, bem como outros canais citados abaixo:

Orientações: 151

Sede: Das 08 às 16:30h (Na sede, situada no Parque Solón de Lucena)

Casa da Cidadania – Manaíra Shopping: (das 10h às 18h)

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