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Dia dos Namorados: Procon-PB orienta consumidores para as compras durante a quarentena

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Evitar comprar por impulso e estar atento a seus direitos são dicas importantes para quem não quer ter dor de cabeça mais tarde

Dia dos Namorados chegando e apesar do isolamento social causado pela pandemia do coronavírus, muitos consumidores já estão procurando presentar a pessoa amada, através das compras online ou por telefone e para realizar aquela compra segura é importante pesquisar e conhecer alguns direitos do Código de Defesa do Consumidor - CDC. Pensando nisso, a Autarquia de Proteção e Defesa do Consumidor da Paraíba, Procon-PB, listou algumas dicas e cuidados que todo cidadão precisa saber na hora de ir às compras online. 

 

A superintendente do Procon-PB aconselha que o consumidor pesquise os preços dos produtos ou dos serviços que pretendem consumir verificando as pesquisa de preços no site do Procon-PB ou no aplicativo preço da hora na Internet: “as compras através da internet tem aumentado significativamente nesse período de isolamento social, a primeira dica é que não se deve deixar para fazer a compra na última hora para evitar atrasos na entrega”, explicou Késsia.

 

Confira algumas dicas do Procon-PB

 

COMPRAS PELA INTERNET OU TELEFONE

Nas compras feitas pela internet, assim como ocorre nas aquisições por telefone ou catálogo, o consumidor pode exercer o seu direito de arrependimento em até sete dias - contados da data da compra ou do recebimento do produto. Fique atento ao valor do frete, à forma de pagamento e à política de troca do site e às informações. O consumidor terá o direito de devolver o produto e recebe todo o valor pago inclusive do frete se houver.

 

SEGURANÇA NA COMPRA ONLINE

Procure no site da empresa por selos como “Internet Segura” e “Site Seguro” e observe se o navegador de internet exibe o ícone de um cadeado na parte superior ou na barra de endereços. Verifique se a loja on-line informa CNPJ, telefone e endereço. Não faça compras a partir de e-mails não solicitados (SPAM). Dê preferência a lojas que oferecem vários recursos em seu site (Espaço para que os clientes opinem sobre produtos, organização de categorias e navegação fácil, interação em redes sociais, etc)

 

FLORES

Pesquise o preço, tipo da flor e do arranjo antes de escolher. Uma boa opção é ficar atento a pesquisa do Procon-PB que sempre faz nessa época e facilita poupando consideravelmente o tempo do consumidor. Se optar pela entrega, não deixe de verificar o valor do frete. Tudo deve ser feito por escrito: tipo de flores ou arranjo, horário, local e mensagem. Solicite confirmação da entrega e exija nota fiscal ou recibo. 

 

CESTAS TEMÁTICAS

Muitas são as opções de cestas, como de pães, frutas, flores etc. Verifique se todos os itens estão dentro do prazo de validade e exija que não haja contato direto dos produtos alimentícios com produtos químicos ou com flores. Procure ainda verificar se a pessoa que vai receber o presente possui alguma restrição nutricional em sua dieta (diabéticos, vegetarianos, hipertensos etc.). Solicite que o fornecedor confirme a entrega. Faça constar na nota o dia e horário da entrega.

 

PERFUME E COSMÉTICOS

Observe o rótulo e atente para informações importantes como quantidade, data de fabricação e validade. Não esqueça a composição, caso a pessoa presenteada tenha alergia a algum componente do produto. Verifique o registro no órgão competente. Vale lembrar que os produtos importados devem ter as informações traduzidas para o português.

 

COMPRA NÃO ENTREGUE NO PRAZO

Se a compra não for entregue na data prevista, o consumidor poderá solicitar a entrega forçada da mercadoria ou aceitar outro produto equivalente, ou, ainda, pedir cancelamento do contrato com a devolução da quantia eventualmente paga.

 

PRODUTOS COM DEFEITO

Em caso de defeito do produto, o consumidor deve fazer, primeiramente, o contato com a assistência técnica, que tem um prazo de 30 dias. Não sendo  sanado o defeito no prazo de 30 dias, o consumidor poderá exigir alternativamente a sua escolha: a troca do produto por outro igual ou similar, ou o abatimento proporcional ou a devolução do valor pago devidamente corrigido.

 

CANAIS DE ATENDIMENTO DO PROCON-PB Através do WhatsApp (83) 98618-8330. Também está disponível o disque 151, que é gratuito e funciona de telefone fixo ou de celular. SITE do Procon-PB: www.procon.pb.gov.br ou as Redes socais: Instagram ou Facebook: @proconpb e Twitter @procongovpb

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