Notícias
Estudantes fiscalizam supermercados em João Pessoa
EDUCAÇÃO PARA O CONSUMO
Na quinta-feira (13), foram realizadas duas fiscalizações educativas com mais de 40 estudantes da Escola Militar da Paraíba e da Escola Estadual Pedro Augusto Porto Caminha, em supermercados de João Pessoa. A ação, é parte do projeto POR UM CONSUMO EDUCADO: O PROCON VAI ÀS ESCOLAS, que tem o objetivo de capacitar estudantes para que sejam consumidores atentos aos direitos e deveres previstos pelo Código de Defesa do Consumidor.
O projeto foi idealizado pela Autarquia de Proteção e Defesa do Consumidor do Estado da Paraíba (Procon-PB), em parceria com o Instituto de Metrologia e Qualidade Industrial da Paraíba (Imeq-PB), a Secretaria de Educação do Estado da Paraíba.O dia da fiscalização também era a data do aniversário da aluna do 1º ano da Escola Militar da Paraíba, Maria Isabel. Ela recordou que quando ia ao supermercado com os pais, não prestava atenção na validade dos produtos, nem conhecia sobre como agir na hora de pagar um produto com dois preços e acabava pagando o valor mais caro por recomendação de quem a atendia. “Vou prestar mais atenção na validade e como os produtos estão sendo armazenados. Se o preço na hora de pagar é o mesmo de quando eu escolhi o produto. Agora, sei que existe a lei. Vou reivindicar meu direito, se for preciso”, destacou Isabel.
No projeto, a aluna do 1º ano da Escola Estadual Pedro Augusto Porto Caminha, Vitória Maria, conheceu a lei estadual 9.773/2012, que dá direito ao consumidor que encontrar um produto fora da validade exposto à venda, receber dois produtos da mesma espécie. Além dessa lei, ela disse que aprendeu mais sobre seus direitos e como deve ser a conduta de um consumidor educado. “É importante saber que nós temos direitos, e que estes direitos precisam ser respeitados. Mas também precisamos respeitar os estabelecimentos comerciais. Nós encontramos muitas falhas provocadas por consumidores, como a violação de embalagens e isso vai prejudicar tanto o fornecedor como outra pessoa que precisa do produto”, disse a estudante.
A superintendente do Procon-PB, Késsia Liliana, afirmou que o objetivo tanto do projeto como no Procon, é buscar uma relação de consumo equilibrada para que os consumidores continuem sendo respeitados. “É a partir da educação para o consumo que construiremos consumidores respeitados, atentos e ativos. Vamos dar uma periodicidade mensal as palestras nas escolas e a fiscalização educativa”, concluiu a superintendente.
TEORIA E PRÁTICA
O projeto teve início na terça (11), onde uma equipe do Procon-PB visitou as duas escolas e conversou com os estudantes sobre a Educação para o Consumo, como forma de preservar os diretos do consumidor, esclarecer os deveres e capacitá-los para uma fiscalização educativa em um supermercado da capital.
Para as escolas interessadas em realizar este projeto junto ao Procon-PB, podem entrar em contato pelo telefone, (83) 3218 6959 ou encaminhar email para palestrasproconpb@gmail.com.