Notícias
Mais de 450 estudantes vão participar de gincana sobre direitos dos consumidores, do Procon Estadual
AÇÕES PROCON-PB

Lançamento da 7ª Gincana Paraibana de Educação para o Consumo. (Foto: Júnior Campos/Procon-PB)
Estudantes de dez escolas estaduais de João Pessoa vão participar da 7ª Gincana Paraibana de Educação para o Consumo promovida pela Autarquia de Proteção e Defesa do Consumidor do Estado da Paraíba (Procon-PB) no dia 30 de novembro, no ginásio da escola Maria do Carmo Miranda, na Capital.
A 7ª edição da Gincana foi lançada nesta quarta-feira (1º) na sede do Procon-PB, com a participação de representantes e estudantes competidores das escolas. No evento, foram apresentadas as cores das equipes, as atividades que vão gerar pontuações e a premiação da competição.
Cada equipe é formada por duas escolas com 102 membros, sendo 92 alunos do 5º ao 9º ano e 10 professores. Em sorteio foi definido que a Escola Alice Carneiro e o Colégio da Polícia Militar são da equipe vermelha, o Colégio Pedro Augusto Caminha e a Escola Professora Maria Geny de Sousa Timóteo são da equipe amarela, as escolas Maria do Carmo e Argentina Pereira Gomes são da equipe verde, o colégio Pedro Anísio e a escola Ana Higina são da equipe azul, os colégios Pedro Ivo Bandeira e João José da Costa são da equipe laranja.
A pontuação vai ser formulada a partir de cinco provas: confecção de revistas em quadrinhos, produção de paródias coreografadas de cantores ou compositores paraibanos, produção e apresentação de uma peça teatral de fantoches e um teste tira-teima de perguntas e respostas sobre os direitos básicos dos consumidores. Haverá premiação para a equipe mais organizada no dia da competição.
As escolas vão receber palestras do Procon-PB na fase preparatória para a gincana. As palestras aproximam a atenção dos alunos para os direitos dos consumidores, já que esse assunto vai ser o tema da prova tira-teimas. E é dessa forma lúdica que a superintendente do Procon-PB, Késsia Liliana, acredita que a educação para o consumo deve ser trabalhada nas escolas.
“Os estudantes participam de palestras e já têm a oportunidade de aplicar esse conhecimento na gincana. Também é assim que o direito do consumidor acontece no nosso cotidiano. Quanto mais conhecemos nossos direitos, mais aplicamos esse conhecimento e nos tornamos menos vulneráveis diante das práticas indevidas nas relações de consumo. É por isso, que além de ajudar a solucionar conflitos, a nossa meta é ajudar a educar e prevenir que situações enganosas e abusivas não cheguem a acontecer”, ressaltou Késsia.
E por falar em unir conhecimento e competição, o estudante Vinícius Albuquerque da Escola Maria do Carmo, acredita que já está se preparando da melhor forma. Vinícius contou que tem experiência de participar de gincanas e que vai se preparar bem para essa. “Quero participar da prova de perguntas e respostas porque, para mim, é a melhor parte da gincana. Tô ansioso e sei que vou ter que estudar muito pra conseguir isso, mas sei que vai valer a pena”, disse o aluno.
O Procon-PB vai doar um computador para a escola que conquistar o 1º lugar. A comissão de organização da gincana informou que haverá premiação para as escolas que alcançarem a 2ª e 3ª colocação, mas que os prêmios ainda não estão confirmados.
Encerramento da 6ª Gincana de Educação para o Consumo realizada em 2016, na quadra do Lyceu Paraibano. (Foto: Júnior Campos/Procon-PB
A Gincana Paraibana de Educação para o Consumo faz parte da agenda do projeto “Por um consumo educado: o Procon vai às Escolas” do Procon-PB e acontece em parceria com a Secretaria de Educação do Estado e o Instituto de Metrologia e Qualidade da Paraíba (Imeq-PB).
Serviço
Evento: 7º Gincana Paraibana de Educação para o Consumo.
Data e hora: quinta-feira, 30 de novembro. Das 13h às 18h.
Local: ginásio da Escola Maria do Carmo Miranda. Endereço: Rua João Luís Ribeiro de Morais, 279. Jaguaribe, João Pessoa - PB.