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Na véspera da Black Friday, Procon Paraíba realiza análise comparativa das pesquisas realizadas entre os meses de agosto e novembro dos itens mais procurados nessa data
PESQUISAS PROCON PB
A Autarquia de Proteção e Defesa do Consumidor, PROCON-PB, através do Setor de Pesquisa e Estatística, realizou um análise comparativa das pesquisas realizadas durante a pré-Black Friday . Foram acompanhados preços de produtos em lojas com vendas virtuais : Amazon, Americanas, Carrefour , Casas Bahia, Extra , Magazine Luiza e Ponto Frio.
Na análise foram comparados os preços das pesquisas realizadas nos dias 04, 11, 18 e 25 de agosto; 02, 08, 15, 22 e 29 de setembro; 06, 13, 20 e 27 de outubro; 3, 10, 17 e 24 de novembro.
No Gráfico 1: Verifica-se abaixo os preços obtidos pela Amazon.
No gráfico 1 apresentamos o comportamento dos preços, que totalizam 50 produtos pesquisados. Entre eles, 36% dos produtos sofreram um aumento na primeira e última pesquisa, e isto corresponde a 18 itens. E doze itens apresentaram queda em seus preços. 36% dos produtos ficaram indisponíveis até a última semana, correspondendo a 18 itens.
Referente aos preços obtidos no site das Americanas, verifica-se nos gráficos abaixo os seus comportamentos.
Gráfico 2: Variação de preços de agosto a novembro de 2021 no site das Americanas.
No gráfico 2 é apresentado o comportamento dos preços dos 54 produtos pesquisados. Entre eles, em 26 itens obtiveram redução de preços. Com relação ao aumento, 47,4% dos preços subiram entre a primeira e a última pesquisa, correspondendo a 27 itens. Cerca de 5,3% dos produtos ficaram indisponíveis até a última semana, correspondendo a 3 itens.
Referente aos preços obtidos pelo Carrefour, verifica-se no gráfico abaixo o seu comportamento.
Grafico 3: Variação de preços de agosto a novembro de 2021 no site do Carrefour.
Neste gráfico 3 é apresentado o comportamento dos preços que totalizam 50 produtos pesquisados. Entre esses, cerca de 34% dos preços diminuíram, correspondendo a 17 itens que tiveram baixa. Já o aumento, 36% dos preços subiram entre a primeira e última pesquisa, correspondendo a 18 itens. E cerca de 18% dos produtos ficaram indisponíveis até a última semana e isto totaliza 9 itens.
Grafico 4: Variação de preços de agosto a novembro de 2021 no site da Casas Bahia
No gráfico 4 é apresentado o comportamento dos preços em geral, totalizando 58 produtos pesquisados. Entre eles, cerca de 39,7% dos preços diminuíram, correspondendo a 23 itens que tiveram baixas. Com relação ao aumento, 26 itens subiram seus preços entre a primeira e a última pesquisa, correspondendo a 44,8% do total pesquisado. Cerca de 12,1% dos produtos ficaram indisponíveis até a última semana, correspondendo a 7 itens.
Agora você acompanha os preços obtidos pelo o Extra, observando no gráfico abaixo os seus comportamentos.
Gráfico 5 : Variação de preços de agosto a novembro de 2021 dos preços do Extra
No gráfico 5 apresentamos o comportamento dos preços em geral, totalizando 56 produtos pesquisados no site do Extra. Entre esses, cerca de 32,1% dos preços aumentaram entre a primeira e última pesquisa, correspondendo a 18 itens que mais tiveram variação de aumento de preço nos produtos. Em relação a diminuição, 41,1% dos preços, que correspondem a 23 itens tiveram queda. 17,9% dos produtos ficaram indisponíveis até a última semana, correspondendo a 10 itens.
Referente aos preços obtidos pela Magazine Luiza, verifica-se nos gráficos abaixo os seus comportamentos.
Gráfico 6: Variação de preços de agosto a novembro de 2021 no site Magazine Luiza.
No gráfico 6 é apresentado o comportamento dos preços em geral, totalizando 59 produtos pesquisados. Entre eles, cerca de 39% dos preços diminuíram, correspondendo a 23 itens que tiveram baixas. Com relação ao aumento, 42,4% dos preços subiram entre a primeira e a última pesquisa, correspondendo a 25 itens. Cerca de 15,3% dos produtos ficaram indisponíveis até a última semana, correspondendo a 9 itens.
Acompanhamos agora os preços obtidos no Ponto Frio, verifica-se nos gráficos abaixo os seus comportamentos.
Gráfico 7: Variação de preços de agosto a novembro de 2021 no site Ponto Frio.
No Gráfico 7 é apresentado o comportamento dos preços em geral, totalizando 53 produtos pesquisados. Entre esses, 17 itens que obtiveram queda nos seus preços. Já em relação ao aumento,47,2 % subiram os valores dos produtos entre a primeira e última pesquisa, correspondendo a 25 itens. Já cerca de 11,3% dos produtos ficaram indisponíveis até a última semana.
Relatório Pesquisa Black Friday Virtual de 2021
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