Você está aqui: Página Inicial > Adm. Indireta > PROCON > Notícias > O meio ambiente agradece! Procon-PB faz descarte correto de computadores para reaproveitamento em parceria com o Unipê

Notícias

O meio ambiente agradece! Procon-PB faz descarte correto de computadores para reaproveitamento em parceria com o Unipê

Procon Noticias

Você sabe descartar lixo eletrônico? Sabe que o descarte incorreto traz riscos para a saúde? Veja abaixo!

A Autarquia de Proteção e Defesa, Procon-PB, realiza descarte correto de computadores numa parceria com o Unipê. Os aparelhos estavam sem funcionamento e em desuso na antiga sede e com essa parceria, os computadores passarão pelo projeto de recuperação da Unipê e depois serão doados a escolas e associações.

“Uma das vertentes que utilizamos no órgão é a sustentabilidade, então essa parceria com o Unipê é exitosa em possibilitar que os equipamentos de informática que estavam em situação de descarte pelo Procon pudessem ser reaproveitados por equipe técnica de professores do Unipê e assim reaproveitado e destinados a escolas e associações”, afirma Késsia Liliana, superintendente do Procon-PB.

Leandro Alves, professor coordenador do projeto Apoio à Inclusão Digital, o qual fechou parceria com o Procon-PB, afirma “ é um trabalho muito bonito sustentado sob três aspectos: social, ambiente e educacional, e parcerias como essa, é uma oportunidade de poder reaproveitar esses equipamentos para pessoas que realmente precisam e o que não funcionar a gente dá um direcionamento correto. É uma relação de ganha-ganha para a sociedade e para o meio ambiente. ”

Por se tratar de lixo eletrônico, deve-se ter total atenção na forma correta no momento de se desfazer desse tipo de produto, pois as consequências do descarte incorreto de eletrônicos vão além dos impactos ambientais.

Os eletrônicos quando descartados de maneira incorreta podem liberar substâncias tóxicas na água, no solo e no ar. A contaminação do organismo com os metais pesados, por exemplo, traz diversas consequências para a saúde, como problemas respiratórios e danos ao sistema nervoso podem surgir a partir da contaminação do organismo com mercúrio, chumbo e cádmio presentes nos eletrônicos.

O Brasil tem a Política Nacional de Resíduos Sólidos, desde 2010 e de acordo com esse documento, entre os princípios que devem ser adotados estão: o desenvolvimento sustentável e a responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida dos produtos.

Portanto, o Procon-PB alerta ao consumidor que faça o descarte de forma adequada e consciente. O planeta agradece, a sua saúde e a de todos também!

Para mais informações ou dúvidas, entre em contato através do WhatsApp (83) 98618-8330, ou disque 151 gratuito. Se preferir, visite nosso site: www.procon.pb.gov.br ou as redes sociais: Instagram ou Facebook: @proconpb e Twitter: @procongovpb.

registrado em:
Voltar para o topo