Você está aqui: Página Inicial > Adm. Indireta > PROCON > Notícias > O Procon Estadual oferece dicas na hora de efetuar as compras para o Dia das Crianças

Notícias

O Procon Estadual oferece dicas na hora de efetuar as compras para o Dia das Crianças

DICAS PROCON-PB

Faixa etária adequada, selo do Inmetro, composição do produto, são algumas orientações para os pais na hora da compra

Com a chegada do Dia das Crianças, O PROCON-PB orienta que essa é uma boa hora para educar sobre um consumo consciente, momento que deve ser aproveitado para falar com as crianças sobre o orçamento doméstico e educação financeira. O brinquedo tem uma utilidade muito importante na formação didática e pedagógica da criança, e, portanto, em vez de escolher marcas famosas de produtos da moda é melhor buscar compreender o que a criança realmente está precisando e num valor que caiba no orçamento doméstico.

Antes de sair comprando, a primeira coisa que deve ser procurada no brinquedo é observar se ele tem o selo de certificação do Inmetro. Este selo é a garantia de que aquele produto foi avaliado e apresenta as condições mínimas de segurança para seu uso. O selo deve estar presente também nos produtos importados.

Outro fator muito importante é a faixa etária para a qual aquele brinquedo é indicado pelo fabricante. Brinquedos recomendados para crianças mais velhas, podem conter peças pequenas que se soltam e podem ser perigosas para crianças mais novas. Os pais devem redobrar os cuidados se a criança que ganha o brinquedo convive com outras de faixa etária diferente em sua casa, devido a segurança dos produtos.

É preciso também estar atento se as embalagens possuem grampos ou presilhas que possam eventualmente vir a machucar os pequenos. Os pais ou responsáveis devem ler com atenção as suas instruções de uso do brinquedo, para verificar a forma adequada de utilizá-lo e se há algum tipo de restrição, e se o material utilizado na fabricação possui algum componente o qual a criança tenha alergia.

Se a compra do brinquedo foi efetuada pela internet ou por telefone, e na hora de receber for verificado alguma inadequação daquele produto, lembre-se que o consumidor tem direito ao arrependimento daquela compra, e o mesmo tem até sete dias para devolver o produto e receber o valor total pago, inclusive devolução do valor do frete, caso tenha sido pago também.

Outra dica importante é não levar as crianças na hora de comprar os brinquedos, pois além de evitar aglomeração e exposição desnecessária ao Coronavírus, por ainda estarmos em situação de pandemia, os pais podem pesquisar e escolher o brinquedo que melhor se adequa as necessidades do seu filho.

Dúvidas ,orientações e reclamações ligue no nosso 151, Whatsapp (83)98618-8330, ou através das nossas redes sociais, Twitter, Facebook e Instagram @proconpb.

Voltar para o topo