Você está aqui: Página Inicial > Adm. Indireta > PROCON > Notícias > Operação “Previna-se”: Procon-PB autua 10 estabelecimentos comerciais no município de Sousa-PB

Notícias

Operação “Previna-se”: Procon-PB autua 10 estabelecimentos comerciais no município de Sousa-PB

NOTICIAS PROCON

Entre as irregularidades foram encontradas infrações das medidas estabelecidas nos Decretos de combate à Covid-19 na PB

Operação “Previna-se” no interior paraibano, ocorrida na última sexta-feira (28) e sábado (29) fiscalizou 42 estabelecimentos comerciais localizados em Sousa-PB. Contou com a participação do Procon Estadual da Paraíba, Polícia Militar, Vigilância Sanitária, Guarda Municipal e Sttrans. O Procon-PB autuou 10 estabelecimentos por diversas irregularidades.

De acordo com os fiscais do Procon-PB, a maioria das infrações foram sobre os direitos consumeristas previsto no Código de Defesa do Consumidor, mas, também foram encontradas infrações relacionadas aos decretos de combate à Cóvid-19 no Estado.

Dos estabelecimentos autuados cinco eram agências bancárias: Caixa Econômica autuada por quantidade de consumidor no interior da agência maior que o permitido e falta de dispensers de álcool na área dos caixas eletrônicos. Banco Santander autuado por falta de aferição de temperatura e de dispensers de álcool na área dos caixas eletrônicos. Banco Itaú pela falta de funcionários nos caixas eletrônicos para ajuda no atendimento a idosos e deficientes. Banco Bradesco foi autuado pela falta de banheiros adaptados e de aviso sobre a proibição de celular nos caixas.

Já a agência do Bando do Brasil da cidade foi autuada por várias infrações: falta de acessibilidade para o banheiro adaptado feminino, falta de aviso sonoro para chamada das senhas de atendimento, falta do aviso de proibição do uso de celular na área dos caixas e falta de funcionários nos caixas eletrônicos para ajuda no atendimento a idosos e deficientes.

Outros estabelecimentos autuados foram: Supermercado Pio, Gil Atacarejo, Supermercado Alves e duas unidades das Lojas Americanas em que uma estava sem aferição de temperatura e falta de controle de pessoas no interior do estabelecimento e a outra loja foi autuada por exigir parcela mínima no cartão.

Também foram fiscalizados postos de combustíveis, nos que foram solicitadas as notas fiscais dos produtos comercializados para verificação dos preços. Os bares, quiosques, restaurantes e similares foram orientados acerca dos protocolos sanitários vigentes.

Para mais informações ou dúvidas, entre em contato através do WhatsApp (83) 98618-8330, ou disque 151 gratuito. Se preferir, visite nosso site: www.procon.pb.gov.br ou as redes sociais: Instagram ou Facebook @proconpb e Twitter @procongovpb.

Voltar para o topo