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Pesquisa do Procon-PB aponta perfil do consumidor no aeroporto Castro Pinto e constata: 54% dos entrevistados têm ensino superior e 38% possuem renda acima de cinco salários mínimos

AÇÕES PROCON-PB

Levantamento aconteceu em conjunto com a operação nacional nos aeroportos da última sexta-feira dia 27

A Autarquia de Proteção e Defesa do Consumidor da Paraíba, Procon-PB, divulga nesta segunda (30) uma pesquisa que traça o perfil do consumidor no Aeroporto Castro Pinto na Grande João Pessoa, levantamento ocorreu juntamente com a operação da blitz nacional nos aeroportos da última sexta-feira dia 27. De acordo com a pesquisa, o nível de escolaridade dos que viajam de avião aponta que 54% possuem ensino superior completo contra 4% que disseram ter ensino fundamental; os que afirmaram ter ensino médio ficou em 12% e 6% disseram que estão estudando ou possuem ensino médio incompleto.

A renda familiar foi outro quesito pesquisado, 38% declararam ter renda acima de 5 salários mínimos contra 8% dos que têm entre 1 e 2 salários mínimos; já 10% disseram ter renda entre 3 e 4 salários; 26% não responderam.

Entre as formas de pagamentos mais utilizadas pelos consumidores na compra de passagens aéreas, 52% disseram usar o cartão de crédito para pagar as passagens e 34% utilizam o pagamento à vista, 14% usam outras formas de pagamento. Já o meio de adquirir a passagem, 76% disseram que compram em loja virtual, isto é, utilizam a internet para transações e reservas, enquanto que 14% compram na loja física, 10% não responderam.

Quando se perguntava: sua passagem aérea teve uma redução no valor após a cobrança das malas despachadas pelas companhias aéreas? Todos entrevistados responderam que não, ao contrário, depois da Resolução 400 da ANAC (Agência Nacional da Aviação Civil), houveram aumentos e muitos consumidores questionavam a falta de informação dos valores cobrados pelas companhias aéreas e 96% disseram que não perceberam nenhuma vantagem ou benefício com a cobrança das malas despachadas.

Outro quesito perguntado aos consumidores foi a respeito da atuação da ANAC na regulamentação do transporte aéreo, se é satisfatória e confiável para o consumidor brasileiro. 80% creem que não é satisfatória a atuação da agencia nos aeroportos do Brasil. Já em contraste 60% acham que as empresas aéreas prestam um bom serviço.

Foram ao todo 50 pessoas que participaram da pesquisa no dia 27 de julho, mais detalhes acesse o relatório gráfico em anexo.


Relatório da Pesquisa

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