Notícias
Pesquisa do Procon-PB mostra perfil do consumidor no Aeroporto Castro Pinto da Grande João Pessoa
PESQUISAS PROCON PB
A Autarquia de Proteção e Defesa do Consumidor da Paraíba, Procon-PB, realizou na última sexta-feira (21) antes do Natal, uma pesquisa que traça o perfil dos consumidores no Aeroporto Castro Pinto da Grande João Pessoa e constata que 72% dos passageiros estão insatisfeitos com a cobrança das malas despachadas pelas cia aéreas, já que não houve redução do valor.
De acordo com o levantamento, quando se perguntava se as cias aéreas prestam um bom serviço, 85% disseram que sim e as empresas mais solicitadas foram: 41% Latam, 39% Gol e 20% Avianca; 65% disseram que já viajaram mais de uma vez pela mesma empresa de viação.
Já no quesito se a cia aérea informa imediatamente aos passageiros nos casos de atrasos, no prazo de 30 minutos para o novo horário de partida de voo, 81% disseram que não, que as empresas não informam dos atrasos ou informam em cima da hora e esse mesmo percentual também disseram não saber que sempre atrasar a empresa aérea deve responder por escrito ao consumidor.
Quando se perguntava, ‘você sabia que pode desistir da passagem aérea adquirida, sem qualquer ônus, desde que faça no prazo de até 24h?” 76% disseram que não sabia desse direito e apenas 24% afirmaram que sim.
Outro quesito era sobre a confiança do consumidor pela Agência Nacional de Aviação Civil – ANAC, 65% disseram que confia na agência, 24% disseram que não e 11% não souberam responder.
Entre as formas de compras das passagens, 83% falaram que compra na loja virtual e apenas 17% na loja física. Na forma de pagamento: 74% gostam de usar cartão de crédito, 22% pagam à vista e 4% usam outras formas de pagamento.
Com relação a renda familiar, 27% disseram ganhar entre 1 a 2 salários mínimos, 22% entre 2 e 3 salários, 24% ganham entre 4, 5 ou acima de 5 salários mínimos.
Na escolaridade, 48% disseram ter ensino superior completo ou estar cursando, outros 33% disseram ter ensino médio completo, 19% somam os que disseram ter ensino médio incompleto ou fundamental.
Para mais detalhes da pesquisa acesse o arquivo em PDF abaixo.