Você está aqui: Página Inicial > Adm. Indireta > PROCON > Notícias > Procon Estadual realiza Ação Educativa em virtude do “Dia das Crianças”

Notícias

Procon Estadual realiza Ação Educativa em virtude do “Dia das Crianças”

PROCON NOTÍCIAS

O projeto objetiva orientar e estimular os alunos a aprender sobre o Direito do Consumidor de forma objetiva e didática

O Procon Estadual da Paraíba em alusão à semana da Criança realizou nesta quarta-feira, dia 13 de Outubro, a ação de fiscalização dentro do Projeto Educação para o Consumo, a “Fiscalização Mirim”. Os alunos da Escola Pedro Calmon participaram da ação de fiscalização no Supermercado da Rede Menor Preço, localizado no Bairro do Cristo, em João Pessoa.

O projeto objetiva orientar e estimular os alunos a aprender sobre o Direito do Consumidor de forma objetiva e didática, onde foram assessorados pelos fiscais do Órgão, que acompanharam os alunos, demonstrando de forma prática se efetua a fiscalização na rotina do Procon, e orientando sobre o que deve ser observado dentro dos estabelecimentos comerciais.

Nesse contexto, os alunos observaram se os produtos estavam vencidos, se possuíam embalagens enferrujadas, precificação diversa no leitor óptico e outro na gôndola, se existe uma exemplar do Código de Defesa do Consumidor em local visível, entre outros itens do checklist.

“A criança tem curiosidade, faz muitas perguntas sobre o que investigar! Ela está cotidianamente se transformando e sendo transformada por meio das brincadeiras e de suas infinitas possibilidades de criação, invenção e aprendizagens. Dessa forma, saber aproveitar esse período e ensiná-las sobre algo tão importante que é o Direito do Consumidor, contribuirá para que elas tenham uma vida consciente e melhor”, disse a Superintendente do PROCON-PB, Késsia Liliana.

Para a professora Juliana, a fiscalização é importante para transformar os consumidores mirins, em futuros consumidores conscientes que sabem observar tudo que eles precisam.

O aluno Gabriel do nono ano, contou um pouco sobre a sua experiência: “Achei muito legal, descobri várias coisas. Por exemplo, produtos fracionados, não pode ter o mesmo prazo de validade do produto principal, recebendo no máximo até 15 dias depois de aberto.

E o projeto “Fiscalização Mirim” continua. Na próxima semana, dia 19 de outubro, as 09:00h, no Supermercado Carrefour no Bessa, o Procon Estadual estará junto com os alunos da Escola Capitulina Sátyro, fiscalizando de forma educativa dentro do Projeto Educação para Para o Consumo.

Para mais informações ou dúvidas, entre em contato através do WhatsApp (83)98618-8330, ou disque 151 gratuito. Se preferir, visite nosso site: www.procon.pb.gov.br ou as redes sociais: Instagram ou Facebook e Twitter: @procongovpb.

Voltar para o topo