Notícias
PROCON-PB ALERTA CRIANÇAS NA HORA DE COMPRAR O PRESENTE
NOTICIAS PROCON
Todos nós gostamos de ganhar presentes, não é mesmo? E existem algumas datas em que já esperamos por isso, Dia da Criança, do Aniversário e principalmente no Natal. Como devemos fazer nessa hora?
A Autarquia de Proteção e Defesa do consumidor do Estado da Paraíba, Procon-PB, oferece orientações na hora das crianças comprar o presente. Sim, crianças também têm direito de fazer suas compras e organizar suas finanças, se bem orientadas.
O Procon-PB reuniu algumas orientações importantes para que a criança possa organizar e se prevenir na hora da compra do presente.
ORIENTAÇÕES IMPORTANTES:
1. Exigir presentes caros não é correto. Lembrem-se que os pais vivem e pagam as contas com os salários que recebem em troca de trabalho. É com esse dinheiro que eles pagam aluguel, escola, compras no supermercado, medicamentos, planos de saúde, passagens de ônibus, combustível do carro, entre outras coisas.
2. É preciso compreender que muitas vezes, os pais não têm condições – ao menos não naquelas datas – de comprar presentes caros.
3. Também se faz necessário entender que muitas vezes os pais enfrentam dificuldades financeiras, ou passam por alguma situação difícil, principalmente se estiverem desempregados ou com dívidas.
4. Os pais ficariam muito felizes se você propusesse abrir mão da lembrança daquela vez e sugerir, em troca, um passeio num parque.
5. Também os Pais devem ser alertados a não se endividarem para presentear os filhos quando não podem, para não darem maus exemplos.
6. Quando forem às compras estejam conscientes e exijam seus direitos.
7. Não é por ser criança que você não deve exigir seus direitos de consumidor. Afinal, os pequenos hoje são muito mais bem informados, em um mundo no qual as notícias são instantâneas na Internet, nas redes sociais – como Face book, Instagram e outras plataformas.
8. Devemos nos conscientizar e nos informar para nos defender de tentativas de nos enganar. Há várias formas de começar a fazer isso. Uma delas, acreditem, é prestar atenção às aulas de matemática. É difícil defender nossos direitos sem saber fazer as quatro operações: adição, subtração, multiplicação e divisão. Usamos os conhecimentos de matemática, por exemplo, para calcular o troco que devemos receber. Ou se a soma dos preços dos produtos comprados está certa.
Estas orientações e dicas importantes estão disponíveis em nosso site www.procon.pb.gov.br , acesse e confira mais dicas.
Para você se tornar um consumidor consciente, conheça seus direitos!! PROCON-PB, consumidor em 1º lugar!