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Procon-PB atendeu mais de 13 mil consumidores em 2016

Ações Procon-PB

Mais da metade dos atendimentos do ano passado foram solucionados em atendimento preliminar.

Em 2016, a Autarquia de Proteção e Defesa do Consumidor do Estado da Paraíba (Procon-PB) atendeu 13.655 consumidores, com um crescimento de 35,08% em relação ao ano de 2015 que registrou 8.865. Dos 13.655 atendimentos de 2016, 7.248 foram solucionados em atendimento preliminar, através de uma ligação do Procon-PB para os fornecedores.

 

Problemas em faturas de cartão de crédito, cobranças indevidas e renegociações contratuais foram os assuntos que mais levaram os consumidores ao Procon Estadual e registraram 4.084 atendimentos, que desses, 1.639 foram resolvidos em atendimento preliminar. Em segundo, estão os serviços essenciais como água, luz e telefonia com 3.675 atendimentos registrados, mas que 1.963 também foram solucionados em atendimento preliminar.

 

De acordo com a superintendente do Procon-PB, Késsia Liliana, muitos direitos não chegam aos consumidores por falta de informação e isso se percebe claramente em mais da metade da demanda dos atendimentos de 2016 que foram resolvidos com apenas um telefonema do Procon-PB para as empresas.

 

É preciso empoderar ainda mais os consumidores com informações sobre seus direitos. Um consumidor bem informado torna mais justa as relações de consumo. Quanto mais consumidores estiverem aptos a exigir um produto ou serviços com informações claras, será possível evitar desentendimentos e ter celeridade para solução de conflitos quando necessário. E isso deve contribuir para que mais fornecedores promovam uma relação ética com seus clientes” disse a superintendente.

 

Para ser atendido em uma das unidades do Procon Estadual da Paraíba, é preciso levar documento oficial com foto, comprovante de residência e os documentos que apresentam a situação em conflito. Além das unidades presenciais distribuídas no Estado, é possível ter informações sobre os direitos dos consumidores através da assessoria jurídica, pelo disque 151, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30.

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