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Procon-PB atinge record de índice de resolutividade em 2017
AÇÕES PROCON-PB
A Autarquia de Proteção e Defesa do Consumidor da Paraíba (Procon-PB), informa resultados obtidos do Controle Geral dos Atendimentos no ano de 2017 e aponta, um total de 16.878 acrescido de 2997 referentes ao Mutirão de renegociação de dívidas realizado no período de 27 de novembro a 06 de dezembro totalizando em 19.883. Atendimentos em todo o Estado da Paraíba com destaque de mais de 14 mil só na sede do Estadual em João Pessoa.
Nos anos de 2015 foram 9.562 atendimentos e ano passado o Procon-PB atendeu 13.478 consumidores num comparativo até o dia 26 de dezembro do corrente ano obtendo um aumento de 25,46% segundo dados consultados através do Sindec.
“A razão significativa nesses números reflete a maior visibilidade e divulgação do serviço que vem sendo prestado por esta Autarquia de Proteção e Defesa do Consumidor em parceria com o Governo do Estado da Paraíba. A cada dia buscamos exercer com excelência um atendimento eficaz e de qualidade a toda população paraibana. É o que afirmou Késsia Liliana superintendente do Procon-PB.
Ela explicou ainda que nesses números se destacam dois tipos de atendimentos: o “Atendimento Preliminar” que compreende o quantitativo de problemas resolvidos via telefone. Isto é, o Procon-PB recebe a reclamação do consumidor e tenta resolver entrando em contato imediato com o fornecedor por telefone. Não obtendo êxito marca-se uma audiência para resolver a demanda do consumidor.
“O consumidor que procura o Procon-PB não sai sem atendimento e sem resoluções afirmou Késsia Liliana.
A superintendente da autarquia disse que "esses números são resultados de esforços conjunto da equipe de trabalho que o Procon-PB vem desenvolvendo e primando pelos direitos dos consumidores que se encontram sempre em primeiro lugar".
Ela reforçou que em todo o Estado da Paraíba continuará exercendo com prioridade a tarefa de fazer com que os consumidores conheçam cada vez mais seus direitos e tenham suas demandas resolvidas. Michele Cândido, 29, atendida pelo Procon-PB sede resolveu uma situação que considerava quase perdida. “Foi durante o mutirão que resolvi um problema do cartão de crédito e graças a essa iniciativa do Procon Estadual, eu e muitas pessoas voltamos a ter o nome limpo” falou Michele.
A unidade que apresentou maior quantidade de atendimentos foi o Procon-PB – Sede, localizada no anel externo do Parque Solon de Lucena em João Pessoa, que formulou 14.161 atendimentos, resultando em 95,44% de resolutividade no período compreendido de janeiro a dezembro do corrente ano.
As empresas mais demandadas por atendimento e reclamação foram:
1º Lugar = CAGEPA - Companhia de Água e Esgoto do Estado da Paraíba; 2º lugar = ENERGISA Paraíba; 3º lugar = OI; 4º Lugar = Caixa Econômica Federal = 5º Lugar = Armazém Paraíba.
Perfil de reclamantes: (As mulheres reclamam mais)
Das reclamações recebidas diariamente no Procon-PB 50,81% são realizadas por mulheres nas várias faixas etárias. Destacando aqui um público feminino com mais de sessenta anos que tem reclamado seus legítimos direitos. Vejam os dados abaixo:
8.184 MULHERES RECLAMANTES 50,81%
7.922 HOMENS RECLAMANTES 49,19%
IDADE | ||
---|---|---|
de 21 a 30 | 2.255 | 15,81% |
de 31 a 40 | 4.421 | 23,98% |
de 41 a 50 | 2.769 | 19,41% |
de 51 a 60 | 3.612 | 18,31% |
de 61 a 70 | 1.897 | 13,30% |
Todos os números equivalem ao período compreendido entre 01 de janeiro até 26 de dezembro de 2017. Continuaremos nossas atividades nos horários compreendidos de 8:00 às 16:30.
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