Você está aqui: Página Inicial > Adm. Indireta > PROCON > Notícias > No balanço geral da Black Friday, Procon-PB autua 26 estabelecimentos comerciais por irregularidades em João Pessoa

Notícias

No balanço geral da Black Friday, Procon-PB autua 26 estabelecimentos comerciais por irregularidades em João Pessoa

AÇÕES PROCON-PB

As equipes de Fiscalização do Procon-PB, em João Pessoa, autuaram 26 estabelecimentos, em sua maioria por propagandas enganosas e anunciar descontos em toda loja quando na verdade era apenas alguns produtos, entre outras irregularidades

A Autarquia de Proteção e Defesa do Consumidor do Estado da Paraíba, Procon-PB disponibilizou oito equipes de fiscais para atuarem na operação Black Friday no dia promocional do comércio de João Pessoa, se estendendo até o sábado. A fiscalização autuou 26 dos estabelecimentos, dos 28 visitados, por preços tabelados acima da média dos valores anteriores, propaganda enganosa e várias outras causas.

A superintendente do Procon-PB Késsia Cavalcanti, informou que desde o mês de julho, o setor de pesquisa do Procon-PB vinha realizando pesquisas de preços e acompanhando suas variações. Ela disse ainda que existe a Lei 10.859/17 da Black Friday em João Pessoa que exige das lojas a disponibilidade de preços dos produtos de antes e durante a oferta para que não haja dúvida sobre o produto promocional. Devendo a tabela com todos os preços e quantidades de produtos estarem disponíveis ao consumidor no site e presencial.

O Procon-PB vem orientando o consumidor de forma a alertá-lo e, como agir, verificando se o preço realmente está mais baixo, ele pode fazer um print da oferta e apresentar ao vendedor e caso encontre preço maquiado, o Procon-PB vai forçar o cumprimento da oferta, disse Késsia Cavalcanti.

No Shopping Mangabeira as lojas Davolli Calçados, Polyshopi e Narciso foram autuadas por não terem o preço original nas ofertas e Americanas foi autuada por propaganda enganosa, onde afirma estar com descontos em toda loja, no entanto foram encontrados produtos sem descontos.

Já a Nagem, Companhia do Terno, Laser Eletro, C&A, Riachuelo, Magazine Luiza, Híper Bompreço, Extra e Carrefour

Ótica Diniz, Le Biscuit, Ricardo Eletro, Casa Pio, Centauro, Casas Bahia, Americanas Mangabeira, Armazém Paraíba, sofreram autuações pela prática de parcela mínima; por não disponibilizarem o “de” e o “por” nas peças promocionais; e por não terem disponibilizado o quantitativo dos produtos que estariam na Black Friday juntamente ao Procon-PB.

Voltar para o topo