Você está aqui: Página Inicial > Adm. Indireta > PROCON > Notícias > Procon-PB divulga balanço das ações de 2018 e atinge recorde em atendimentos

Notícias

Procon-PB divulga balanço das ações de 2018 e atinge recorde em atendimentos

AÇÕES PROCON-PB

No ano de 2018 foram mais de 31mil atendimentos aos consumidores, 262 pesquisas de preços, 23 operações especiais de fiscalização, 2 mutirões de renegociação de dívidas e várias ações educativas e palestras junto a fornecedores

A Autarquia de Proteção e Defesa do Consumidor da Paraíba (Procon-PB) divulga nesta quarta-feira (2), o balanço geral do ano, de acordo com os dados obtidos no Sistema Nacional de Defesa do Consumidor – Sindec e do Controle Geral de Atendimentos, o Procon-PB atendeu 26.690 consumidores, destes 14.004 foram solucionados em atendimentos preliminares através de uma contato via linha direta com os fornecedores, resolvendo imediatamente a demanda dos consumidores; 8.700 reclamações foram registradas, gerando assim 8.913 audiências de conciliações e 3.520 processos de fiscalizações.

Ainda acrescenta a esses dados os 5.228 atendimentos realizados durante os dois Mutirões de Renegociação de Dívidas, o primeiro ocorrido no período de 26 de março a 6 de abril de 2018 e o segundo de 3 a 7 dezembro do mesmo ano, totalizando assim 31.918 atendimentos em todo Estado da Paraíba; correspondendo um crescimento de 37,20% em comparação ao ano de 2017 que somou 20.029 atendimentos.

Segundo a superintendente do Procon-PB, Késsia Cavalcanti, os números só aumentaram devido a maior visibilidade e a confiança dos consumidores para com o órgão: “A razão significativa nesses números reflete a maior visibilidade e divulgação do serviço que vem sendo prestado por esta Autarquia em parceria com o Governo do Estado da Paraíba. A cada dia buscamos exercer com excelência um atendimento eficaz e de qualidade a toda população paraibana”. Enfatizou Késsia Liliana.

Ela falou ainda das ações do órgão que no ano de 2018 foram realizadas 262 pesquisas de preços, só de combustível foram 159 “as pesquisas servem para nortear o consumidor na hora de escolher o melhor preço e o Procon-PB realiza várias pesquisas para facilitar a vida do consumidor”, explicou a superintendente. Entre as ações se destaca as 23 operações especiais de fiscalização, entre as quais operação verão, operação volta às aulas, a operação Ma Chérie, Black Friday entre outras.

Segunda Késsia, foram várias ações no âmbito de educação para o consumo e palestras junto a fornecedores: “além dos mutirões, pesquisas e fiscalizações, realizamos também vários trabalhamos de educação, como a Gincana Paraíba de Educação Para o consumo, a fiscalização Mirim com alunos e o projeto fornecedor consciente, consumidor contente em que consiste nas palestras de informações dos direitos do consumidor junto aos fornecedores” concluiu Késsia.

As empresas mais demandadas por atendimento e reclamação foram de telefonia, empresas de serviços essenciais e varejo.

Todos os números equivalem ao período compreendido entre 01 de janeiro até 28 de dezembro de 2018. Dúvidas ligue 151 ou acesse nossas redes sociais.

Voltar para o topo