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PROCON-PB DIVULGA BALANÇO DAS AÇÕES DE 2019 E ATINGE RECORDE COM MAIS DE 85 MIL ATENDIMENTOS

AÇÕES PROCON-PB

No ano de 2019 foi marcado com um número recorde de atendimentos, quer seja pelos 30.374 mil registrados no Sindec – Sistema Nacional de Defesa do Consumidor, 1257 Fiscalizações, 14 mutirões de renegociação de dívidas, que gerou 19.962 atendimentos e 8.583 audiências de conciliações

A Autarquia de Proteção e Defesa do Consumidor da Paraíba (Procon-PB), órgão da Administração Indireta, vinculada a Casa Civil do Governador divulga nesta segunda-feira (6), o balanço geral do ano de 2019, de acordo com os dados obtidos no Sindec através do Controle Geral de Atendimentos, do período de 01 de janeiro a 31 de dezembro de 2019, foram computados 30.374 atendimentos, 77,97% dos quais foram solucionados em atendimentos preliminares através de um contato via linha direta com os fornecedores resolvendo imediatamente a demanda e 22,03% que totalizam 6.691 transformara-se em Reclamações, com abertura de procedimento administrativo culminando com 8.538 audiências de conciliações, 1.257 de fiscalizações distribuídas 165 cidades visitadas e 19.962 atendimentos nos 14 Mutirões de Renegociações de Dívidas além dos 25.524 monitoramentos efetivados perante a Plataforma “consumidor.gov.br”.

Segundo a superintendente do Procon-PB, Késsia Cavalcanti, os números foram exponenciais em relação ao ano passado, gerando um volume de ações e serviços significativos. “Tudo isso devido a maior visibilidade e a confiança dos consumidores para com o órgão, refletindo uma maior credibilidade, além da divulgação dos serviços que vem sendo prestado pelo Governo do Estado através da Autarquia Procon/PB. A cada dia buscamos exercer com excelência um atendimento eficaz e de qualidade a toda população paraibana”. Enfatizou Késsia Cavalcanti.

Ela falou ainda que no ano de 2019 os números cresceram muito através das várias ações no âmbito da Educação para o Consumo, Palestras junto a fornecedores e consumidores, destacando-se o Projeto “Por um consumo Educado o Procon vai às escolas”, dos quais desenvolvemos a Gincana Paraibana de Educação para o Consumo, envolvendo mais de 15 escolas de uma única vez, a Fiscalização Mirim, Patrulha do Consumidor Mirim, Procon no Parque e o PROCONUNI junto as Universidades. Outro Projeto de destaque é o “Fornecedor Consciente, Consumidor Contente” em que consiste nas palestras de informações dos direitos do consumidor junto aos fornecedores; os Mutirões que foram levados aos interiores, além das pesquisas e fiscalizações, concluiu Késsia.

Os assuntos mais reclamados, no topo registra-se a Telefonia Celular seguido do Cartão de Crédito, os serviços essenciais, Água e Esgoto, Energia Elétrica, os Banco Comercial, Financeiras, Telefonia Fixa, Estabelecimentos Comerciais, aparelhos celulares são os 10 assuntos mais demandados na lista do Procon-PB no ano de 2019.

A faixa etária mais que mais procura o órgão está entre 41 e 50 anos atingindo 20.72%, seguido daqueles que têm entre 51 e 60 anos com 20.25% de reclamantes, a relação por idade ainda tem entre 31 e 40 anos 19.09%; entre 61 e 70 16.54%; mais de 70 anos 9.39%; entre 21 e 30 anos 12.09% e finalizando até 20 anos com 1.35%. os dados demonstram que, quanto maior o grau de consciência mais o consumidor procura por seus direitos.

Quem mais reclama é o sexo feminino com 51,59% das demandas e o masculino com 48,41%.

PROCON-PB DIVULGA BALANÇO DAS AÇÕES DE 2019 E ATINGE RECORDE COM MAIS DE 85 MIL ATENDIMENTOS

Em caso de dúvidas ou reclamações o consumidor poderá ligar para o número 151, buscar reclamar pela página do www.procon.pb.gov.br ou acessar as redes sociais.

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