Notícias
PROCON-PB E OS CUIDADOS NA HORA DA COMPRA VIRTUAL
NOTICIAS PROCON
A Autarquia de Proteção e Defesa do Consumidor do Estado da Paraíba, órgão da administração indireta, ligado a Casa Civil do Governador, alerta os consumidores na hora da compra virtual e apresenta várias dicas de como agir com segurança.
DICAS:
Se informe sobre o site ou aplicativo
A primeira recomendação é buscar informações sobre o site ou aplicativo que vendem os produtos. Isso pode ser feito de algumas formas, como por exemplo coletar referências a amigos, familiares, clubes de desconto e parceiros do emissor do seu cartão de crédito.
Informações sobre o vendedor
É preciso cuidado na hora de fazer compras de forma virtual. Sempre verifique se no site ou aplicativo, qual o endereço do fornecedor, CNPJ, razão social e se existe algum telefone ou e-mail para esclarecimentos de eventuais dúvidas.
Verifique os procedimentos da compra, troca ou devolução
Lembre-se sempre de verificar antes das compras, quais os procedimentos para reclamação, devolução do produto, prazo para entrega e etc. Se o tempo de espera entre um produto e outro do mesmo site varia muito, fique atento: pode ser um sinal de que a empresa não tem o produto no estoque e provavelmente tentará obtê-lo com outro fornecedor.
Desconfie de preços muito abaixo da média de mercado
Um fornecedor dificilmente venderá um produto muito abaixo do preço de mercado sem ter prejuízo. Portanto, desconfie imediatamente se a oferta for muito generosa. Pode ser uma mercadoria falsificada, vendida de forma ilegal ou ser uma fraude e a chance de você não receber o produto será grande.
Verifique se o link da página começa com https
Sites que possuem essa sigla no endereço têm a comunicação criptografada, o que aumenta significativamente a segurança dos dados. É como se o cliente e servidor conversassem uma língua que só eles entendem, sem interceptação.
Atenção redobrada com as compras internacionais
Fazer comprar em sites estrangeiros permite aos consumidores encontrar produtos que não temos ou por preços mais baratos, sem impostos. Mas, é preciso muito cuidado para não ser engando. A maioria dos produtos vindos de fora são taxados. O valor dos impostos mais a taxa de frete pode fazer o preço final da mercadoria sair até mais cara do que o produto seria no Brasil, além de demorar mais a chegar.
Direito de arrependimento
O consumidor tem o direito de se arrepender das compras feitas virtuais ou por telefone, no prazo de até 7 dias após receber o produto, conforme Art. 49 do CDC. A exceção são os medicamentos, produtos perecíveis ou de consumo imediato, adquiridos até o dia 30 de outubro de 2020, conforme o Art.8º da Lei 14.010/2020
Para esclarecer dúvidas ou realizar denúncia, o Procon-PB disponibiliza o WhatsApp (83) 98618-8330. Também está disponível o disque 151, que é gratuito e funciona de telefone fixo ou de celular. SITE do Procon-PB: www.procon.pb.gov.br ou as Redes socais: Instagram ou Facebook: @proconpb e Twitter @procongovpb