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Procon-PB informa como consultar linhas pré-pagas pelo CPF do consumidor e verificar a existência de fraudes
AÇÕES PROCON-PB
A partir do dia 22, as empresas de telecomunicações disponibilizaram, em parceria com a ANATEL, por meio do site: www.cadastropre.com.br, para que o consumidor possa consultar, através do seu CPF, o registro do celular pré-pago em cada uma das operadoras: Algar, Claro, Oi, Sercomtel, TIM e Vivo. Caso encontre cadastro desconhecido, o consumidor deve solicitar o cancelamento.
A Autarquia de Proteção e Defesa do Consumidor da Paraíba (Procon-PB), órgão da Administração Indireta, vinculada a Casa Civil do Governador, informa de maneira simplificada, como é realizada a consulta ao consumidor paraibano.
De acordo com a ANATEL, a medida possibilita que o consumidor verifique se há alguma linha telefônica estranha vinculada as operadoras citadas, sendo assim, o consumidor pode solicitar o cancelamento entrando em contato com a operadora. O pedido de cancelamento deverá ser atendido em até 24 horas, caso tenha sido feita diretamente a um atendente e até 48 horas se solicitada automaticamente sem a intervenção humana.
Como realizar a consulta
O site é bastante simples para a consulta. Ao acessar: www.cadastropre.com.br, o consumidor deve navegar até a opção “Consulta”, localizada na parte superior direita da página.
Ao selecionar a opção, uma tela para o preenchimento do CPF é mostrada. Após preencher o dado solicitado, o consumidor deve confirmar que não é um robô apenas clicando no quadrado ao lado do texto. Além disso, é necessário concordar com os termos e condições.
Com todos os campos solicitados preenchidos, é só clicar em "Consultar". A tela seguinte vai exibir todas as linhas pré-pagas atribuídas ao número de CPF do consumidor e o contato de cada operadora vinculada.
Com as informações o consumidor poderá entrar em contato com a operadora para efetuar o cancelamento, caso encontre alguma irregularidade.
Como atualizar dados cadastrais.
Caso o consumidor queira tirar dúvidas sobre o assunto ou solicitar atualização de seus dados cadastrais, basta entrar em contato telefônico com a sua prestadora. Confira os telefones das centrais de atendimento na tabela abaixo:
Prestadora |
Página na internet |
Central de Atendimento |
Claro |
https://www.claro.com.br/institucional/regulatorio/cadastro-pre |
1052 |
TIM |
1056 |
|
Vivo |
https://www.vivo.com.br/para-voce/ajuda/duvidas/celular/vivo-pre/recadastro-pre-pago |
1058 |
Oi |
1057 |
|
Algar |
https://www.algartelecom.com.br/para-voce/atendimento/comunicados?comunicadosCelular-0 |
1055 |
Sercomtel |
1051 |