Você está aqui: Página Inicial > Adm. Indireta > PROCON > Notícias > PROCON-PB informa dicas de medidas no combate ao corona vírus na hora de ir aos bancos

Notícias

PROCON-PB informa dicas de medidas no combate ao corona vírus na hora de ir aos bancos

Dicas Procon

Após Decreto N. 40.141/2020 publicado pelo do Governo do Estado para funcionamento do atendimento presencial das agências bancárias em pagamentos de salários, aposentadorias e Bolsa família, como também daqueles serviços que não podem ser realizados nos caixas eletrônicos e canais de atendimento. A Autarquia de Proteção e Defesa do Consumidor lista medidas preventivas no combate a COVID19 na hora de usar os serviços bancários.

O governador da Paraíba autorizou a abertura de bancos e lotéricas com algumas restrições, o atendimento será restringido ao pagamento de salários, aposentadorias e benefícios do Bolsa Família e aos serviços que não podem ser realizados nos caixas eletrônicos e canais de atendimento remoto. Para auxiliar os consumidores com relação ao atendimento bancário o PROCON-PB recomenda:

Consumidores

 O uso dos canais digitais para acesso de seu banco para fazer pagamento, recebimentos, transferências, e aplicações financeiras, de um jeito simples, rápido e seguro. Use os aplicativos disponíveis, canais de internet, atendimentos via whatsapp, e canais telefônicos para evitar se expor a possíveis contágios ao se deslocarem até as agências físicas dos bancos. Na hora de pagar suas compras, evitar o manuseio de cédulas, prefira pagar com cartões de crédito e débito, pois são seguros e mais fácies na hora de higienizar. O cartão do INSS e BOLSA FAMILIA, se forem associados à bandeira de outros cartões como elo, master e visa, por exemplo, eles também podem ser utilizado para compras, possuem a função débito utilizando a mesma senha do saque. Não existe a necessidade de sacar para comprar. Mas para aqueles cartões de benefícios que não possuam essas bandeiras de outros cartões, esses sim, só estão habilitados para saque nos terminais de atendimento. Caso seja realmente necessário, o PROCON-PB orienta que os consumidores evitem aglomerações dentro e fora da agência. Na formação de filas mantenha a distância mínima de 2 metros de um consumidor para outro.

Bancos

 Aos bancos, o ProconPb lembra que os cuidados com a limpeza e higienização das agências, devem ser intensificados, especialmente dos locais com maior contato das pessoas, como maçanetas e superfície dos caixas eletrônicos. Devem ser adotas também medidas de proteção aos seus funcionários, clientes e colaboradores, estabelecendo à distância de 2 metros entre as pessoa e adotando, quando possível, sistemas de escala, alteração de jornadas e revezamento de turnos, para reduzir o fluxo e não permitir a aglomeração de pessoas.

Em caso de dúvidas ou reclamações entre em contato com o PROCON-PB, através dos nossos canais de atendimento no Whatsapp (83) 98618 – 8330 e o 151.

registrado em: , ,
Voltar para o topo