Você está aqui: Página Inicial > Adm. Indireta > PROCON > Notícias > Procon-PB apresenta balanço final da Operação Dia dos Pais com 46 autuações

Notícias

Procon-PB apresenta balanço final da Operação Dia dos Pais com 46 autuações

AÇÕES PROCON-PB

A Ação teve como objetivo realizar um trabalho preventivo junto aos comerciantes para oferecer um melhor atendimento ao consumidor na hora da compra embora os fiscais tenham se deparado com algumas irregularidades durante as visitas

A equipe de fiscalização da Autarquia de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-PB) autuou 46 lojas dos 166 estabelecimentos comerciais da Capital visitados, durante a operação Dia dos Pais, no período compreendido entre 01 a 10 de agosto. A operação teve como objetivo realizar um trabalho preventivo e verificar o cumprimento das leis consumeristas em vigor, e assim, identificar possíveis adequações ou abusos nesse período.

A operação resultou em 66 visitas a estabelecimentos em todo o comércio a exemplo de shoppings centers e lojas de João Pessoa que oferecem eletrodomésticos, eletroeletrônicos, roupas e outras opções de compras de presentes para os pais e identificou a falta do número do telefone do Procon-PB nas notas fiscais, ausência do CDC- código de Defesa do Consumidor, ausência de precificação especialmente nas vitrines, exigência da parcela mínima e a falta de forma de pagamento e ainda ofertas em línguas estrangeiras sem tradução.

Procon-PB apresenta balanço final da Operação Dia dos Pais com 46 autuações

A superintendente do Procon-PB, Késsia Cavalcanti, disse que durante a operação as causas identificadas e relatadas acima ocasionaram 29 autos de constatações, 16 autos de infração e uma apreensão de produtos e falou que a ação fiscalizadora teve o objetivo de coibir as possíveis irregularidades e garantir que o direito do consumidor seja preservado: “Nossos fiscais visitaram os shoppings e lojas de departamentos e eletrodomésticos e verificaram irregularidades que foram notificados ou autuados e têm um prazo de até 10 dias para procederem as adequações ou apresentar defesa”, ressaltou Késsia.

Ela esclareceu que o consumidor tem sempre a opção de comprar com preços diferenciados, conforme prever a legislação: “as formas de pagamentos, à vista, cartão de crédito/débito ou em espécie, deverão estar expostas de maneira clara, precisa e ostensiva ao consumidor”. Destacou a superintendente.

Canais de atendimento ao consumidor:

- Pessoalmente: Na sede do Procon-PB, situada no Parque Sólon de Lucena, 234. Próximo ao Cassino da Lagoa. Funciona das 8h às 16h30 com entrega de fichas até às 14h.

- Casa da Cidadania – Unidade do Procon-PB no Manaíra Shopping, Jaguaribe e PBTur.

- Sites: www.procon.pb.gov.br ou www.portaldacidadania.pb.gov.br (atendimento online)

- Telefone: 151 Gratuito e pode ligar do celular.

Voltar para o topo