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Procon-PB lança Cadastro de Reclamações Fundamentadas de 2017

AÇÕES PROCON PB

Lançamento acontece no dia internacional do consumidor nesta quinta-feira, 15 na sede do Procon-PB. Relatório do Cadastro apresenta ranking de empresas com maior demanda de reclamações na Paraíba.

A Autarquia de Proteção e Defesa do Consumidor do Estado da Paraíba (Procon-PB) divulga no Dia Internacional do Consumidor, nesta quinta, 15, o cadastro de reclamações fundamentadas de 2017, que tem o objetivo de apontar o ranking de resolutividades das empresas que mais demandaram reclamações no ano passado.

Em 2017 foram registrados 19.883 atendimentos, entre consultas, orientações, atendimentos preliminares, Cartas de Informações Preliminares (CIPs) e reclamações. Desse total, 4.129 geraram Reclamações Fundamentadas Atendidas e Não Atendidas, em fase preliminar que seguiram para uma segunda etapa de conciliação, com a abertura de processo administrativo.

As reclamações fundamentadas são os casos não resolvidos em atendimento preliminar, que passaram por audiências de conciliação, já o Cadastro serve para dar ampla publicidade a toda a sociedade sobre o comportamento e a conduta dos fornecedores, poderá auxiliar os consumidores no momento da aquisição de um produto ou contratação de um serviço. Poderá também analisar entre as empresas que estão no cadastro quais as que atendem aos consumidores e quais não atendem.

No perfil dos consumidores que buscaram seus direitos junto ao Procon-PB temos 50,74% formados por mulheres e 49,26% formados por homens distribuídos numa faixa etária de 20 a mais de 70 anos, onde podemos destacar os consumidores que mais demandaram estão na faixa etária dos 31 a 40 anos representando 23,93%.

 A superintendente do Procon-PB, Késsia Liliana, disse é necessário que os consumidores conheçam mais sobre essas empresas que passam pelo Procon-PB,  “muitas vezes, a empresa acaba sendo muito demandada, mas é importante destacar que muitas delas se comprometem e solucionam com rapidez os casos indesejados com seus consumidores”, reforça Késsia Liliana.

 

 VANTAGENS PARA CONSUMIDORES E FORNECEDORES

• Está disponível à sociedade um poderoso meio para o exercício de consumo, uma vez que os consumidores dispõem de acesso facilitado e atualizado às informações quanto ao comportamento dos fornecedores frente aos direitos garantidos pelo CDC prevenindo eventuais problemas. As pesquisas podem ser feitas de forma muito simples, usando somente o nome fantasia da empresa ou o CNPJ ou ainda utilizando somente a razão social da empresa;

• Os procedimentos foram otimizados, resultando num tempo menor de atendimento e na solução mais rápida dos problemas por meio do uso estratégico dos tipos de atendimento e do acompanhamento periódico da conduta dos fornecedores frente às demandas registradas;

• Conhecimento das condutas dos fornecedores em âmbito nacional podendo exercer o poder de escolha livremente e conscientemente (é possível saber o número total de registros referente a uma determinada empresa e se ela tem registros em qualquer um dos Estados integrados);

• Por outro lado, os fornecedores estão presenciando a oportunidade de incorporar a prática de dar maior atenção aos consumidores, podendo monitorar os resultados dessas ações adotadas e definir estratégias para uma melhoria na qualidade dos seus produtos e serviço bem como na sua relação com os consumidores;

Acesse o Cadastro Estadual de Reclamações Fundamentadas de 2017

Segue abaixo o ranking de reclamações fundamentadas das 50 empresas que mais demandaram reclamações fundamentadas em 2017.

1º TNL PCS S/A 180 6 186

2º ENERGISA PARAIBA - DISTRIBUIDORA DE ENERGIA S.A 136 9 145

3º CIA DE AGUA E ESGOTOS DO ESTADO DA PARAIBA 121 3 124

4º CLARO S/A 96 10 106

5º MOTOROLA DO BRASIL LTDA 0 0 106

6º TELEMAR NORTE LESTE S/A 94 4 98

7º SAMSUNG ELETRONICA DA AMAZONIA LTDA 68 28 96

8º TIM CELULAR S.A. TELECOMUNICAÇÕES 74 18 92

9º N. CLAUDINO & CIA LTDA 50 28 78

10º SKY BRASIL SERVICOS LTDA 60 13 73

11º MAGAZINE LUIZA S/A 51 21 72

12º CAIXA ECONOMICA FEDERAL 54 16 70

13º VIRGINIA SURETY COMPANHIA DE SEGUROS DO BRASIL 64 3 67

14º TELEFONICA BRASIL S.A 54 12 66

15º BANCO DO BRASIL SA 39 14 53

16º BANCO BRADESCO SA 29 21 50

17º WHIRPOOL S/A 39 6 45

18º BANCO ITAUCARD S.A. 34 8 42

19º MULTILASER INDUSTRIAL LTDA. 38 1 39

20º CARDIF DO BRASIL SEGUROS E GARANTIAS S/A 33 4 37

21º HIPERCARD BANCO MULTIPLO S.A. 25 10 35

22º BANCO SANTANDER (BRASIL) S.A. 24 9 33

23º BRADESCARD ELO PARTICIPACOES S.A. 29 4 33

24º CCE DA AMAZONIA S/A 6 27 33

25º IBI PROMOTORA DE VENDAS LTDA. 7 26 33

26º BANCO BMG SA 23 8 31

27º ATACADÃO DOS ELETRODOMÉSTICOS DO NORDESTE 13 14 27

28º BANCO PANAMERICANO SA 10 16 26

29º BANCO CBSS S.A. 22 3 25

30º BRASIL TELECOM S/A 22 1 23

31º BRITANIA ELETRODOMESTICOS LTDA. 16 7 23

32º PAG S.A MEIOS DE PAGAMENTO 11 12 23

33º BANCO BRADESCO FINANCIAMENTOS S.A. 13 9 22

34º LOJAS AMERICANAS S.A. 14 7 21

35º POSITIVO INFORMATICA S/A 17 4 21

36º BANCO BRADESCARD 13 7 20

37º BANCO CRUZEIRO DO SUL S/A 3 17 20

38º BV FINANCEIRA SA CREDITO FINANCIAMENTO E INVESTIMENTO 11 9 20

39º ESMALTEC S/A 17 3 20

40º LG ELECTRONICS DO BRASILLTDA 15 5 20

41º LOJAS RIACHUELO SA 14 6 20

42º LENOVO TECNOLOGIA BRASIL LTDA. 17 2 19

43º B2W - COMPANHIA GLOBAL DO VAREJO 10 8 18

44º CASA BAHIA COMERCIAL LTDA. 10 8 18

45º CREFISA S/A - CREDITO FINANCIAMENTO E INVESTIMENTO 15 3 18

46º EMBRATELE 17 1 18

47º MERCADOLIVRE.COM ATIVIDADES DE INTERNET LTDA 15 2 17

48º BOMPRECO SUPERMERCADOS DO NORDESTE LTDA 4 11 15

49º ELECTROLUX DO BRASIL S/A 11 4 15

50º MONDIAL ELETRODOMESTICOS LTDA 12 3 15

 

Serviço:

Sede do Procon-PB: Avenida Parque Solón de Lucena, 234. Centro, João Pessoa. Telefones: 3218 6959 – 6960.

Em caso de dúvidas ou abertura de reclamação procure um núcleo de atendimento do Procon-PB, entre em contato conosco através de uma ligação gratuita pelo Disque 151 ou através das mídias sociais: facebook.com/proconpb, twitter.com/proconpb e instagram.com/@proconpb.

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