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PROCON-PB OFERECE DICAS ESPECIAIS NO DIA DO IDOSO

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O idoso é um consumidor especial, por isso, é preciso atenção redobrada na hora de realizar compras, fazer empréstimos ou qualquer negociação, principalmente se não tiver ajuda de algum familiar ou responsável

Pensando nisso, A Autarquia de Proteção e Defesa do Consumidor, Procon-PB, resolveu elencar algumas Dicas importantes para serem observadas e levadas a sério durante a realização de compras ou acordos.

 

DICAS IMPORTANTES PARA O CONSUMIDOR IDOSO:

1-O idoso pode fazer empréstimos usando cartão magnético ou de forma presencial, contudo, deve evitar fazê-lo para parentes e/ou amigos, de forma a comprometer sua renda, nem tampouco fornecer senhas ou outros documentos.

2- Se o idoso estiver morando em uma casa de repouso, a mesma não deve alterar o contrato por conta própria, em vistas de caracterizar abuso por parte da entidade.

3- Ao assinar um contrato com a casa de repouso, deverá ser observado o tipo de assistência que a instituição prestará ao idoso, de que modo será feito e através de quem. Todo esclarecimento dirime das possíveis dúvidas ou em desacordos.

4- O idoso tem direito a receber medicamentos de uso contínuo gratuitamente.

 5- O Idoso tem por direito, o desconto de pelo menos 50% em eventos culturais e esportivos.

6- A gratuidade de viagens em transportes intermunicipais e interestaduais é a partir dos 60 anos e nos transportes públicos urbanos a gratuidade é a partir dos 65 anos, apresentando a Carteira respectivamente.

7- A preferência de idosos em filas deve ser respeitada, principalmente se ele atingir os 80 anos, esse, passa a frente dos demais prioritariamente.

8- Os contratos de Planos de Saúde devem prevê cobertura, e isso inclui: consultas médicas, exames, procedimentos, entre outros.

A superintendente do Procon-PB alerta “Fique atento aos direitos e deveres pertinentes ao cidadão comum, especialmente aos idosos acima de 60 anos. A Lei do Consumidor é cuidadosa para todas as idades” confirmou Késsia Cavalcanti.

 

Façam sua reclamação ou denuncia através do nosso 151, whatsapp (83) 98618-8315, pelo nosso instagram @proconpb e no site procon.pb.gov.br

O Procon está sempre disponível para atender a cada um de vocês!

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