Notícias
PROCON-PB OFERECE DICAS PARA A ECONOMIA DOMÉSTICA DO CONSUMIDOR PARAIBANO
NOTICIAS PROCON
A Autarquia de Proteção e Defesa do consumidor do Estado da Paraíba, Procon-PB, Pensando na questão dos possíveis endividados, relaciona as mais importantes dicas e oferece ao consumidor paraibano para que ele não venha a sofrer consequências desagradáveis nesse período tão difícil pelo qual todos passam.
A superintendente da Autarquia, Késsia Cavalcanti disse que em tempos de crises, principalmente de uma pandemia que se estende, o Procon-PB oferece aos consumidores dicas essenciais para a vigilância na vida financeira da família paraibana. “Nada como seguir à risca as dicas de economia financeira e vigiar para não cair na tentação das compras desnecessárias e evitar o endividamento” afirmou Késsia.
Confira as dicas de economia doméstica
O primeiro passo é não deixar para amanhã. Comece agora com uma avaliação da saúde financeira da sua família. Organize-se. Faça um levantamento de todas as entradas e saídas no seu orçamento familiar, numa planilha anote todos os ganhos e todos os gastos. Verifique todos aqueles mensais e os classifique por importância. Assim, saberá quais poderá cortar de suas despesas.
Conheça quais são os pagamentos em atraso. Inicie o pagamento por aqueles que têm valores ou juros mais altos. Mas saiba que a melhor forma de equilibrar as contas é manter todos os pagamentos em dia. Faça uma reserva financeira, antes de pensar nos grandes investimentos para o seu dinheiro, é necessário separar um valor para as emergências.
Consumo consciente: antes de comprar, analise se precisa realmente do item. Se a resposta for não, adie a decisão de compra. Compre apenas a quantidade necessária. E venda o que não for utilizar mais. Antes de comprar qualquer coisa, faça uma boa pesquisa de preços e peça descontos antes de efetuar suas compras. Nunca vá com fome e vá sempre sozinho(a), principalmente sem as crianças. Faça uma lista do que vai comprar antes de ir ao supermercado e seja criterioso(a). Nas compras on-line use os cupons promocionais e opte pelo frete grátis.
Com relação a alimentação, faça as refeições em casa: comer fora gera altos gastos. Conheça as frutas e verduras da época e se puder tenha uma horta em casa. E quanto ao transporte, procure meios de locomoção alternativos como a bicicleta e caminhada. São gratuitos e você ainda beneficia a sua saúde. Pague à vista Evite qualquer parcelamento, cartão de crédito ou cheque. Esses são os maiores vilões dos endividados.
Para esclarecer dúvidas ou realizar denúncia, o Procon-PB disponibiliza o WhatsApp (83) 98618-8330. Também está disponível o disque 151, que é gratuito e funciona de telefone fixo ou de celular. SITE do Procon-PB: www.procon.pb.gov.br ou as Redes socais: Instagram ou Facebook: @proconpb e Twitter @procongovpb