Notícias
PROCON-PB PARTICIPA DA CONFEDERAÇÃO NACIONAL DAS SEGURADORAS NO 8º COLÓQUIO DE PROTEÇÃO DO CONSUMIDOR EM RECIFE
NOTICIAS PROCON
A Autarquia de Proteção e Defesa do Consumidor do Estado da Paraíba, Procon-PB, órgão da Administração Indireta ligado a Casa civil do Governador, participa de 04 a 07 de março, da Confederação Nacional das Seguradoras no 8º Colóquio de Proteção do Consumidor que objetiva nortear esclarecimentos no setor de seguros do País, reunindo 70 entidades, entre elas 36 relacionadas diretamente a defesa do consumidor.
A dinâmica do Colóquio é oferecer um exercício de transparência do setor de seguros nas diversas áreas como: seguros de Vida, de Acidentes Pessoais, Prestamista, de Roubo e Furto de Celular, de Garantia Estendida e de Automóveis, além de dar conhecimento das providências que vem sendo adotadas para a solução das demandas e conflitos em cada uma dessas modalidades.
Tendo como objetivo aprimorar os canais de diálogos entre o mercado segurador e entidades de defesa do consumidor, abrindo espaço para a exposição dos principais motivos de reclamações referentes ao setor de seguros. Durante o evento as empresas tiveram oportunidades para explicarem os conceitos e aspectos técnicos relacionados aos seus produtos assim como apresentar para os motivos mais reclamados.
A superintendente do Procon-PB, e atual diretora da Região Nordeste da Procons Brasil, Késsia Cavalcanti, foi uma das palestrantes do evento e abordou o tema falando da importância do colóquio com as seguradoras e os Procons, enfocando os principais problemas enfrentados pelos consumidores que contratam seguros a exemplo de venda casada, garantia estendida e cobrança indevida, buscando encontrar a harmonia nas relações de consumo.
O Colóquio ainda tematizou sobre vários aspectos vivenciados no cotidiano dos representantes de Procons do Brasil e o que consideram importantes para a agenda de defesa do consumidor de seguros. Conforme a metodologia já consolidada do projeto, as conclusões e recomendações oriundas do Colóquio serão incorporadas à agenda de trabalho das comissões temáticas da CNseg e das Federações e, após o prazo de estudo e implementação, os desdobramentos são apresentados às entidades de defesa do consumidor em uma reunião devolutiva.