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PROCON-PB PREPARA 8 DICAS PARA COMPRA DO PRESENTE DO DIA DAS MÃES

DICAS PROCON

O consumidor deve evitar comprar por impulso para não ficar apertado, saber os direitos do consumidor é essencial

Dia das mães está próximo e muitos consumidores ainda estão em busca de presentes. A dica é pesquisar os preços, qualidade e praticidade do produto. Evitar as compras por impulso é fundamental para não ficar com orçamento no vermelho. Mediante isso, a Autarquia de Proteção e Defesa do Consumidor da Paraíba, separou nesta terça-feira, 7, oito dicas para o consumidor saber seus direitos na hora da compra.

De acordo com a superintendente do Procon-PB, as dicas além de informar, reforçam na regularização do Código de Defesa do Consumidor: “É importante o consumidor saber seus direitos, pois assim, contribui para fortalecer a relação de consumo. O consumidor é o primeiro fiscal” Explicou Késsia.

Veja abaixo as dicas do Procon-PB

  1. A loja só é obrigada a efetuar a troca do produto se ele apresentar algum defeito. Contudo, as lojas geralmente fazem a troca mesmo sem defeito, é preciso verificar a política de troca do estabelecimento.

 

  1. No restaurante, o pagamento da taxa de serviço, os conhecidos 10% sobre o valor total da conta, é opcional, e o preço do couvert precisa ser informado previamente, caso contrário não é permitido fazer a cobrança.

 

  1. Perfumes nacionais ou importados devem ter as informações da embalagem em língua portuguesa.

 

  1. Se for comprar um celular, prefira as lojas autorizadas para garantir a procedência e a habilitação.

 

  1. As lojas e bancas de flores devem expor, em lugar visível, uma tabela completa de preços. Arranjos especiais devem ser negociados previamente, assim como a data de entrega.

 

  1. Nas compras feitas por telefone, catálogo e Internet, ou seja, fora da loja, exija o comprovante da data de entrega. O prazo para desistir da compra é de sete dias a partir da confirmação ou da entrega do produto.

 

  1. Pedir a nota fiscal é fundamental para resguardar seus direitos, em caso de problemas.

 

  1. Não deixe levar pelo impulso quando a compra é feita de última hora. Escolha o produto com cuidado, pesquisa sempre o preço para que ele se enquadre em seu orçamento.

 

Dúvidas, reclamação ou denúncia, ligue 151.

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