Notícias
Procon-PB realiza fiscalização em cidades do interior e autua nove agências bancárias
O Procon Estadual da Paraíba (PROCON-PB) fiscalizou estabelecimentos bancários, postos de combustíveis e lojas comerciais em três cidades do interior da Paraiba: Patos, Pombal e Cajazeiras, nos últimos dias 18, 19 e 20 de maio. Ao todo, nove bancos e dois supermercados foram autuados por descumprimento da legislação estabelecida no Código de Defesa do Consumidor.
A superintendente do PROCON-PB, Késsia Cavalcanti, acompanhou as fiscalizações e ressaltou a importância dessas ações. "Essas fiscalizações contribuem com a garantia de um serviço de qualidade para o nosso consumidor", comentou.
Em Cajazeiras, foram autuadas agências do Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Banco Santander, Banco Itaú e Banco Bradesco. Também foram encontradas irregularidades na Lojas Americanas e no Supermercado Primavera.
Na cidade de Patos, agências do Banco do Brasil e Santander também foram autuadas. E em Pombal, as agências da Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil.
Nas agências bancárias, a maioria das irregularidades encontradas foram por falta de equipamentos e acessibilidade para o atendimento ao consumidor, como, por exemplo, ausência de bloqueadores para celular, não emissão de faturas em braille e não dispõe de dispositivos que inutilizem as cédulas em caso de violação de caixa eletrônicos.
Nas Lojas Americanas, verificou-se a exposição de produto a um determinado preço e registrado em caixa a um valor superior. No supermercado Primavera, foi detectado um mesmo produto com gramaturas diferentes sendo comercializados a preços iguais. Nos dois estabelecimentos comercias, não tinham cartaz expositivo com número e endereço do Procon, o que resultou em mais uma infração.
Além da fiscalização, os fiscais do Procon-PB realizaram ações educativas e orientações consumeristas no Shopping da cidade de Cajazeiras e em Postos de Combustíveis da BR 230.