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Procon-PB realizou mais de 8 mil atendimentos no primeiro semestre do ano em todas as unidades da Paraíba

Ações Procon-PB

A sede do Procon-PB tem o maior índice de resolutividade com 88,29% das demandas propostas pelos consumidores.

A Autarquia de Proteção e Defesa do Consumidor da Paraíba (Procon-PB), divulga parcial apurada do Controle Geral dos Atendimentos no primeiro semestre do ano de 2017 e aponta, um total de 8.231 atendimentos em todo o Estado da Paraíba. No mesmo período do ano passado o Procon-PB atendeu 6.135 consumidores obtendo um aumento de 25,46% segundo dados consultados através do Sindec.

Nesses números se destacam dois tipos de atendimentos: o “Atendimento Preliminar” que compreende o quantitativo de problemas resolvidos via telefone. Isto é, o Procon-PB recebe a reclamação do consumidor e tenta resolver entrando em contato imediato com o fornecedor por telefone. Não obtendo êxito marca-se uma audiência para resolver a demanda do consumidor.

A unidade que apresentou maior quantidade de atendimentos foi o Procon-PB – Sede, localizada no anel externo do Parque Solon de Lucena em João Pessoa, que formulou 5.445 atendimentos, resultando em 88,29% de resolutividade no período de 1º de janeiro a 3 de julho do corrente ano.

A superintendente da autarquia Késsia Liliana disse que "esses números são resultados de esforços conjunto da equipe de trabalho que o Procon-PB vem desenvolvendo e primando pelos direitos dos consumidores que se encontram sempre em primeiro lugar".

Ela reforçou que em todo o Estado da Paraíba continuará exercendo com prioridade a tarefa de fazer com que os consumidores conheçam cada vez mais seus direitos e tenham suas demandas solucionadas de imediato.

As empresas mais demandadas por atendimento foram:

1º Lugar = OI; 2º lugar = Energisa; 3º lugar =Telemar fixo 4º lugar =Cagepa; 5º lugar =Tim

As empresas que originaram processos administrativos para realização de audiência de conciliação : Energisa em 1º; Cagepa em 2º, Oi em 3º; Armazém Paraíba em 4º e Caixa Econômica em 5º

Perfil de reclamantes: (As mulheres reclamam mais)

Das reclamações recebidas diáriamente no Procon-PB 52,04% são realizadas por mulheres nas várias faixas etárias. Destacando aqui um público feminino com mais de sessenta anos que tem reclamado seus legítimos direitos. Vejam os dados abaixo:

IDADE

 

 

de 21 a 30

802

15,73%

de 31 a 40

1.218

23,91%

de 41 a 50

1.052

20,64%

de 51 a 60

918

18,01%

de 61 a 70

643

12,62%

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