Notícias
Procons manifestam preocupação com a utilização do FGTS
A Associação Brasileira de Procons ProconsBrasil, entidade integrada pelos Procons de todo o país, da qual o Procon do Estado da Paraíba – PROCON-PB faz parte, vem a público expressar preocupação e manifestar-se contra as mudanças anunciadas pelo governo federal em relação à possibilidade de utilização de parte dos recursos do FGTS e da multa rescisória do contrato de trabalho para pagamento de dívidas feitas junto a bancos e instituições financeiras.
O Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) foi criado com o objetivo de proteger o trabalhador demitido sem justa causa, mediante a abertura de uma conta vinculada ao contrato de trabalho.
De acordo com a Proconsbrasil, a medida, que foi anunciada na semana passada pelo Ministro da Fazenda, é extremamente preocupante, pois, além de estimular a concessão irresponsável de crédito por parte do mercado, pode levar os consumidores a uma situação de endividamento.
Segundo Claudia Silvano e Gisela Simona Viana de Souza, representantes da ProconsBrasil, vale salientar que a negociação de débitos e o parcelamento de dívidas estão em crescimento nos Procons, situação que pode ser agravada com eventual aprovação da medida, ainda mais num momento de crise como a que o Brasil está atravessando.
E, ao contrário do pretendido pelo governo, que justifica a medida como um estímulo ao consumo e aquecimento da economia, o grande prejudicado seria - mais vez - o consumidor.