Você está aqui: Página Inicial > Adm. Indireta > PROCON > Notícias > Projeto discute Educação para o Consumo em escolas de João Pessoa

Notícias

Projeto discute Educação para o Consumo em escolas de João Pessoa

Educação

Primeiro momento teve esclarecimento sobre as competências de um Procon. Estudantes realizarão fiscalização em um supermercado da capital.
Palestra Direitos Basicos do Consumidor em supermercados

Palestra Direitos Basicos do Consumidor em supermercados

O projeto, POR UM CONSUMO EDUCADO: O PROCON VAI ÀS ESCOLAS, visitou as escolas: Colégio da Policia Militar "Estudante Rebeca Cristina Alves Simões" e a Escola Estadual Pedro Augusto Porto Caminha, nesta terça-feira (11), com o objetivo apresentar as competências do Programa de Proteção e Defesa do Consumidor e esclarecer dúvidas aos estudantes, sobre os direitos e deveres dos consumidores nas relações de consumo, conforme preceitua o Código de Defesa do Consumidor.

A realização do POR UM CONSUMO EDUCADO, é da Autarquia de Proteção e Defesa do Consumidor do Estado da Paraíba (Procon-PB), e o Instituto de Metrologia e Qualidade Industrial da Paraíba (IMEQ-PB), em parceria com a Secretaria de Educação do Estado da Paraíba. Para a gerente de atendimento do Procon-PB, Meriene Soares, que proferiu as palestras, esse momento de conversa com os alunos é muito importante para esclarecer as competências e leis que dão subsídios à atuação dos Procons.

A população paraibana ainda é muito carente de conhecimento quanto as atribuições do Procon e seus direitos como consumidores. Recebemos demandas formadas por um processo de desinformação quase diariamente. Por isso, é tão importante conscientizar a população, de que nós Procon atuamos quando existe relação de consumo, entre fornecedor(es) e consumidor final. Esse projeto vai expandir de maneira a tornar esses alunos os multiplicadores de amanhã nas suas casas, escolas e futuros ambientes profissionais. Afinal, a criança conhecedora de seus direitos hoje, será um consumidor consciente do amanhã”, reforçou Meriene Soares.

Adeler, Lucas e Keneri são estudantes do 2º ano da Escola Estadual Pedro Augusto Porto Caminha e já afirmam que a partir do momento da palestra, vão observar mais os produtos que compram para que não sejam prejudicados. "Tem que pesquisar pra não se impressionar com ofertas que não são vantagens de verdade e sempre olhar o prazo de validade," concluíram os estudantes.

 Educação1  Educação2

 Momento da palestra de Educação para o Consumo, realizada na terça-feira (11).

São mais de 60 alunos participantes na ação, que é dividida em dois momentos. No primeiro dia (11), os estudantes participaram de uma palestra sobre Educação para o Consumo, abordando os direitos básicos dos consumidores, a estrutura do Procon/PB e as principais reclamações registradas pela população paraibana. As palestras foram ministradas com atividades lúdicas e rodas de debates, nas escolas participantes.

O segundo momento, ocorre nesta quinta-feira (13), com fiscalização realizada pelos estudantes em um supermercado da capital, juntamente com a equipe do Procon-PB e do IMEQ-PB. Neste dia, os estudantes serão fiscais mirins e vivenciarão na prática, o que foi abordado na palestra, na terça. Aprenderão a analisar as publicidades expostas, a política de troca do estabelecimento comercial, os prazos de validade dos produtos e os direitos que lhes são assegurados após a compra.

Voltar para o topo