Notícias
Recomendações para o Black Friday
SEXTA DO CONSUMO
Para garantir que os consumidores aproveitem com segurança esta edição da Black Friday, Procons de todo o país e representantes do comércio varejista elencaram recomendações para que os fornecedores se preparem para oferecer aos consumidores uma experiência positiva durante o evento que acontece dia 25 de novembro.
O Instituto para Desenvolvimento do Varejo (IDV), recomenda que o serviço de atendimento ao consumidor para lojas que realizam vendas online deve ser realizado 24 horas, pelo menos no dia 25, por chat, mídias sociais ou telefone. O IDV reforça a importância de descontos efetivos. Os produtos participantes da Black Friday não devem sofrer aumento prévio no preço que terá o desconto anunciado.
Os fornecedores devem se adequar para acomodar o público, disponibilizar estrutura e equipe com maior número de pessoas se for o caso, para atendimento da ação nas lojas físicas, já para os sites, devem reforçar a estabilidade da conexão para evitar falhas devido ao aumento de acessos na página.
Os produtos com descontos da Black Friday devem ser identificados, tanto em espaços de vitrine como em informativos, com a informação de que há restrição de estoques, quando for o caso.
Preços, descontos e condições de pagamento precisam ser efetivos para os produtos participantes da Black Friday, e, caso solicitado pelos Procons, as empresas deverão disponibilizar informações que comprovem que não houve manipulação dos preços.
A superintende do Procon-PB, Késsia Liliana, orienta que os consumidores devem procurar uma unidade do Procon, caso sintam-se enganados ou venham a ter problemas no momento da compra ou até mesmo após, para que sejam orientados de acordo com o Código de Defesa do Consumidor, já que os consumidores são vulneráveis e atraídos por ações divulgadas pelos fornecedores.
É possível entrar em contato com o Procon-PB, pelo disque 151, pelo telefone (83) 3218 6959 ou ir na sede que fica localizada no Parque Solón de Lucena, no centro de João Pessoa.
É imprescindível que o consumidor atento antes de efetuar a compra, pesquise o preço do produto que pretende adquirir, bem como as condições de pagamento disponibilizadas pelos diversos fornecedores.